domingo, 16 de outubro de 2011

Culinária

Saindo um pouco do tema viagem para Gramado, hoje resolvi postar sobre comidinhas. Nesse sábado, meu love quis fazer uma reuniãozinha em casa (Eu, ele, a mãe, a irmã, o irmão e a namorada do irmão) para comermos uns petiscos, tomarmos "uns bons drink" um vinho e mostrarmos as fotos de Gramado. 

Resolvemos fazer uma receita que eu vi no Blog da Duda Lima, o Cozinha de Improviso,  e que ele simplesmente amou: o salgadinho de salsicha.  

A massa é uma daquelas multi uso, que dá para se usar em várias receitas. A Duda já tinha utilizado para fazer Esfirra de Queijo com Cenoura e depois resolveu usar para fazer o salgadinho de salsicha.  A massa é muito simples de fazer e super gostosa. Não demora nadinha de nada. Na verdade, como estou ensinando o Love a cozinhar, ele fez junto comigo, então acabou que foi mais legal ainda. 

Vamos a receita? Não mudei nada na receita, só dobrei a quantidade de ingredientes, ou seja, fiz duas receitas. Essa deu para dobrar os ingredientes sem problema algum. 

Receita da Massa:

  • 250g de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de água morna (150ml)
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de café de sal
  • 1/4 xícara de óleo (50ml)
  • 1 gema (para pincelar)
Misture o óleo + açúcar + sal + fermento + água morna (não pode ser muito quente se não "mata" o fermento), em seguida acrescente a farinha aos poucos até soltar da mão, sove (só um pouquinho) em uma superfície com um pouco de farinha de trigo até a massa ficar lisa!

Não precisa deixar descansar a massa, pode fazer bolinhas  e modelar as  salsichas, pincelar com uma gema e levar ao forno pré aquecido a 180 graus até dourar!
Não ficaram lindos????
Eu usei salsichas de tamanho normal, pacote que vem com 12 unidades, só cortei ao meio. O que deu um total de 24 enroladinhos de salsicha. Mas ai sobrou massa, mas não tinha mais salsicha, então aproveitei e fiz 3 enroladinhos de blanquet de peru e queijo mussarela.
Bruschetta tradicional, Vinho Aurora Reserva - uva Tannat safra de 2010, salgadinho de salsicha/ salgadinho de blanquet de peru com queijo mussarela e queijos diversos.
Ainda tem mais 1 garrafa desse vinho maravilhoso e mais 6 garrafas de outro tipo de uva, compradas em Gramado e Carlos Barbosa (Vinícula Aurora).  
Ficou tão bom que o pessoal achou que a gente tinha comprado em algum lugar. Não acreditaram que tinha sido eu e meu Love que fizemos. Em breve mais aventuras grastronômicas. 

Depois eu posto a receita da Bruschetta tradicional. 

Beijos e tentem fazer em casa. 

2 comentários:

  1. Huuuuuummmmmm!!!!
    Gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes, pois já estou te seguindo também.
    Venha conhecer o meu Blog, é um prazer ter novos Amigos para trocar receitinhas.
    Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por seguir e por gostar do blog. Sempre que faço uma receita e gosto do resultado eu coloco aqui. Em breve teremos mais comidinhas.rs

      Márcia, com certeza passarei no eu blog. Será um prazer.

      Beijos

      Excluir