sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dica do blog: Museu Carlos Costa Pinto

Na quarta fui com minha turma de faculdade visitar o Museu Carlos Costa Pinto. Localizado no belíssimo bairro da Vitória (Corredor da Vitória). O museu reúne quase 3.200 peças, desde mobiliário até prataria. Essa é uma exposição fixa, somente 1 sala da casa (a sala dos Cristais,) que possui sua coleção fixa de cristais, é utilizada para exposições "móveis" (as peças de cristais são retiradas, a exposição "móvel" é exposta e depois os cristais voltam para a sala). Infelizmente não se pode tirar fotos, mas consegui algumas fotos no site do museu  e na internet para colocar aqui para vocês. 
 Quis colocar aqui a descrição que está no blog do Museu:

"O Museu Carlos Costa Pinto é uma instituição cultural particular, mantida através de convênio com o Governo do Estado da Bahia. Foi inaugurado em 05 de novembro de 1969. O acervo foi doado pela viúva Margarida de Carvalho Costa Pinto, para a concretização do sonho de seu marido. Criado para "conservar aspectos da antiga residência de Carlos Costa Pinto com objetos de arte colecionados por ele no século XX", tem cada vez mais consolidado e expandido a sua função como casa de cultura, tornando-se ponto obrigatório de visitação. O acervo de arte decorativa do Museu é de coleção fechada, apresentando 3.175 peças divididas em 12 coleções: Cristal, Desenho, Diversos, Escultura, Gravura, Imaginária, Mobiliário, Ordens Honoríficas, Ourivesaria, Pintura, Porcelana e Prataria. São exemplares de várias partes do mundo, dos séculos XVII ao XX, que retratam o estilo de vida da sociedade baiana colonial, imperial e republicana."

Quem quiser ainda pode desfrutar do Balangandan Café, um agradável espaço do Museu Carlos Costa Pinto, ideal para tomar um delicioso café no meio da tarde ao lado de amigos e familiares.
Eu adorei a visita, pois lá podemos entender um pouco melhor os costumes da época,  visualizar peças que hoje em dia não são mais utilizadas e descobrir tradições exóticas e um tanto engraçada dos nossos ancestrais. 


EndereçoAvenida Sete de Setembro, 2490, Vitória - Salvador - Bahia - Brasil
Cep: 40080-001 / Tel: (71) 3336.6081 | Fax (71) 3336.2702

Horário e dias de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 14:30h às 19:00h, exceto terça-feira, quando fecha ao público para manutenção e trabalhos técnicos.

Valor: R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia. 


Espero que tenham gostado da dica.

Beijos

Lorena Sá 

2 comentários:

  1. Adorei sua dica, compartilhei e tudo! Eu não fui ainda, quero ir assim que puder! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá mesmo Dri, é uma ótima opção de passeio. Super cultural e baratinho.

      Beijos
      Lorena Sá

      Excluir