segunda-feira, 1 de abril de 2013

Spaghetti a bolonhesa

Eu ando bem sumidinha aqui do blog, mas minha vida se tornou uma correria tão grande que as vezes eu mal tenho tempo para comer. É o dia todo para lá e para cá, e acabo chegando em casa exausta. E ai para a gente se adaptar na nova rotina demora um pouquinho, mas tudo vai se encaixando. Mas para complicar ainda mais a situação, eu estava com um problema com minha máquina fotográfica e as fotos estão saindo bem ruins, ou seja, não conseguia fazer um post decente porque as fotos não ficavam legais. Porém, como as coisas estão entrando nos eixos, agora eu consigo dar continuidade com o blog e os outros setores de minha vida também. 

Para comemorar essa volta (e estrear minha câmera nova), resolvi fazer um post sobre comida. E nada melhor que uma bela e deliciosa receita de massa. 
Foto que postei no Instagram (segue lá: @salorena)
O meu molho a bolonhesa é super queridinho aqui em casa. Não adianta, sempre que tem lasanha, macarronada e até mesmo cachorro-quente (claro que ai seria só o molho vermelho, sem a carne moída) o pessoal daqui me elege para ir para cozinha. Já virou tradição e eu sempre faço com muito prazer. 

Só que o único problema é que a receita do meu molho não existe. Sempre fui fazendo de cabeça, colocando as coisas dentro da panela sem seguir nenhuma receita. Eu sou super criativa na cozinha e amo!!! Mas por um lado é ruim, pois sempre me pedem a receita e eu não tenho como passar. Porém dia desses, fui para a cozinha e coloquei na cabeça que isso seria solucionado. Fui anotando todos os ingredientes (e as quantidades), o modo de preparo e tirando fotos (só não tirei foto do passo a passo porque não tem segredos). 

Receita:

500 gr de carne moída;
1 cebola cortada em cubinhos;
2 dentes de alho (bem amassadinhos);
2 tomates médios cortados em cubinhos;
Coentro (eu coloco um macinho pequeno, mas a quantidade vai do gosto de cada um);
Manjericão (eu amoooo e coloco uma boa quantidade);
Orégano, sal e cominho a gosto;
1 caixa (ou sachê) de molho de tomate;
500 ml de água;
1 pacote de macarrão tipo Spaghetti;
Azeite de oliva 
Fio de óleo para cozinhar o macarrão

Modo de fazer: 

Em uma panela coloque o azeite, alho e cebola e deixe dourar (sempre mexendo para não queimar). Junte a carne moída e refogue até que ela esteja cozida. Junte o tomate e o coentro,   e depois o molho de tomate e a água, Somente nessa hora você irá colocar o sal, orégano e cominho, pois se colocar antes o molho não ficará temperado junto com a carne e demais ingredientes colocados anteriormente. 
Enquanto os ingrediente vão cozinhando junto com o molho, coloque a água do macarrão para esquentar com sal e um fio de óleo. Quando a água ferver, coloque o macarrão, espere ele amolecer um pouco e depois mexa com um garfo para que ele fique bem soltinho. A função do óleo é não deixar o macarrão grudar um no outro, mas uma ajudinha a mais sempre é bom. Desligue o fogo e escorra quando ele estiver "al dente", não esquecendo de "lavar" o macarrão com água fria para parar o cozimento, pois mesmo depois de escorrer o macarrão continua quente e o cozimento continua . Cada macarrão tem um tempo de preparo certo e caso você não tenha a prática ou não saiba ao certo o que seja esse termo "al dente", siga o passo a passo da embalagem. 
Para finalizar a receita, quando o molho pronto, com a mão mesmo, rasgue grosseiramente as folhas de manjericão. Eu amo, então sempre coloco muito, mas vai da preferência de cada um. 

O resultado final é esse aqui:

Pronto, agora já tenho a receita escrita e posso passá-la adiante para todos. É fácil e o preparo não é demorado. Testem a receita em casa e me digam o que acharam. Qualquer dúvida é só deixar um comentário que eu respondo. Ok? 

Um grande beijo

Lorena Sá

4 comentários:

  1. Que deliciaaa Lore, amo macarrão.... a bolonhesa então...perfeito, sempre faço aqui em casa tbem, e com certeza vou testar sua receita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lore, faça essa receita. É bem prática e esse molho serve para várias outras receitas. Depois me conte o que achou.

      Beijos

      Excluir
  2. Acheiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Vou testar A-G-O-R-A, porque eu já comi e é baummmm demaissss! Loló, publique mais receitinhas, porque você tem mão boa na moda e na cozinha tb! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalai, faça mesmo e me diga como ficou.
      Vou publicar mais sim. Já tenho alguns pratos na lista para fazer.
      Essa mão boa na cozinha é de família. rsrs

      Beijos

      Excluir